A Casa Agrícola dos Arais, Lda é uma empresa agro-pecuária que surgiu em Dezembro de 2010. Tem como objectivo principal a produção de queijo Serra da Estrela e dos subprodutos Requeijão Serra da Estrela e Borrego Serra da Estrela.
É no concelho de Celorico da Beira, mais concretamente em Vide- Entre- Vinhas, que se localiza esta exploração agro-pecuária.
Somos detentores de cerca de 200 ovinos da raça autóctone Bordaleira Serra da Estrela e utilizamos o sistema de exploração em regime extensivo, sendo o pastoreio a base do sistema alimentar utilizado no seu processo produtivo.
A estratégia alimentar dos animais está definida consoante a época do ano e a fase produtiva em que estes se encontram.
A exploração agro-pecuária possui instalações fixas que permitem assegurar diariamente o alojamento do efectivo. A Casa Agrícola dos Arais possui uma queijaria do tipo 3, onde é laborado o leite proveniente da própria exploração e o leite recolhido em 7 explorações pecuárias de aldeias vizinhas que cumprem os requisitos necessários para o fabrico de Queijo e Requeijão Serra da Estrela - DOP.
O Queijo Serra da Estrela DOP é o mais antigo de todos os queijos portugueses, sendo reconhecido internacionalmente pelas suas características organolépticas. Foi introduzido em Portugal pelo povo Romano. Já durante a Idade Média era mencionado nas letras do poeta Gil Vicente.
Em 1287, o Rei Dom Diniz criou a primeira queijaria no concelho de Celorico da Beira, na região da Serra da Estrela.
Este queijo representava uma nutritiva e duradoura fonte alimentar, sendo por isso utilizado pelos grandes exploradores durante as suas viagens.
