O Leite do queijo Casa Agrícola dos Arais provem de uma raça de ovinos perfeitamente definida – BORDALEIRA SERRA DA ESTRELA – destacando-se das suas características, consagradas no Livro Genealógico, as variedades preta e branca.
É a raça nacional de melhor aptidão leiteira, atingindo-se produções superiores a 500 litros de leite por lactação (220 dias/média). É também muito prolífera e fértil, com um período de actividade sexual que se alarga por todo o ano, sendo, contudo, a cobrição natural durante a Primavera.
Alimentadas em pastagens da região da Serra da Estrela. Ao leite é adicionada a flor do cardo e sal, para que coalhe. A coalhada é depois dessorada e transformada em queijo pelas mãos das queijeiras e dos queijeiros.
- Símbolo europeu de denominação de origem protegida (DOP), que permite mais fácil identificação e afirmação de qualidade nos mercados externos.
– Holograma da Casa da Moeda, com número de série.
– Marca de caseína, visível no fundo do queijo, com número de série – a ‘impressão digital’ do queijo, já que não há dois queijos com o mesmo número.
– Número de licenciamento da queijaria.