O Queijo Serra da Estrela é um dos queijos mais apreciados do mundo, sendo considerado por muitos o melhor queijo do país e o ex-libris da região serrana.
Entende-se por "QUEIJO SERRA DA ESTRELA" um queijo curado, de pasta semimole, amanteigada, branca ou ligeiramente amarelada, bem ligada, cremosa e untuosa, com poucos ou nenhuns olhos, obtido por esgotamento lento da coalhada após coagulação pelo cardo (Cynara Cardunculus, L.) do leite crú estreme proveniente de ovelhas da raça Bordaleira Serra da Estrela e/ou Churra Mondegueira, produzido na área geográfica delimitada de produção (Serra da Estrela).
O seu peso pode variar de 0,5kg a 1,7Kg e os ingredientes são leite crú de ovelha Bordaleira Serra da Estrela, cardo e sal.
O Queijo Serra da Estrela Velho resulta da “velhice” do Queijo Serra da Estrela. É fruto de uma maturação natural e prolongada e caracteriza-se por um sabor intenso e características próprias.
Entende-se por "QUEIJO SERRA DA ESTRELA" um queijo curado, de pasta semimole, amanteigada, branca ou ligeiramente amarelada, bem ligada, cremosa e untuosa, com poucos ou nenhuns olhos, obtido por esgotamento lento da coalhada após coagulação pelo cardo (Cynara Cardunculus, L.) do leite cru estreme proveniente de ovelhas da raça Serra da Estrela e/ou Churra Mondegueira, produzido na área geográfica delimitada de produção (Serra da Estrela).
O seu peso pode variar de 0,5kg a 1,7Kg e os ingredientes são leite crú de ovelha Serra da Estrela , cardo e sal.
O Requeijão Serra da Estrela é um subproduto do fabrico do Queijo Serra da Estrela e tem como ingredientes o soro de leite de ovelha Bordaleira Serra da Estrela pasteurizado e leite de ovelha da mesma raça.
Entende-se por “REQUEIJÃO SERRA DA ESTRELA” o produto obtido por pr ecipitação ou coagulação, pelo calor, da lacto-albumina e lacto-globulina contidas no soro, resultante da laboração do “QUEIJO SERRA DA ESTRELA – DOP”, o qual se apresenta sob a forma de uma massa cremosa e ligeiramente granulosa de cor branca.
A área geográfica de produção coincide com a área geográfica de produção do referido queijo. Ao soro pode ser adicionado leite de ovelha Serra da Estrela e/ou Churra Mondegueira e/ou cabra Serrana (até ao máximo de 18% em volume).
O seu peso pode variar entre os 150 e 400g.